Publicidade

Instalação de equipamentos que mancham dinheiro de caixas eletrônicos durante furtos será votada na Alep

Instalação de equipamentos que mancham dinheiro de caixas eletrônicos durante furtos será votada na Alep

Por:
16/02/2018 às 15h44 Atualizada em 16/02/2018 às 17h44

Os deputados começam a votar na sessão plenária desta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei que obriga estabelecimentos bancários e financeiros, em todo o estado, a instalar em seus caixas eletrônicos equipamentos antifurto que manchem de tinta as cédulas de dinheiro em casos de tentativa e de explosão dos terminais. A matéria, que tramita sob o nº 169/2015, é de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e será apreciada em primeira votação.

Segundo a proposta, os dispositivos instalados devem garantir o entitamento de pelo menos 98% das células existentes nos caixas eletrônicos ou equipamentos similares. O equipamento, de acordo com a proposta, terá que ser acionado automaticamente no caso de explosão ou tentativa de abertura forçada dos terminais. O texto também diz que a tinta a ser utilizada no dispositivo deve estar de acordo com a certificação e as orientações técnicas do Banco Central do Brasil.

Continua após a publicidade

Na proposta, o autor afirma que os comerciantes temem cada vez mais a manutenção de caixas eletrônicos em seus estabelecimentos, tendo em vista o aumento da criminalidade e suas novas estratégias de atuação. “A proteção por tinta é considerada hoje, no mundo todo, o meio mais seguro e eficiente de proteger o dinheiro, os negócios e a vida humana. Os criminosos rapidamente aprendem que onde existe proteção por entintamento é impossível ter acesso às cédulas, o que, certamente, diminui a violência, protege o cidadão e garante maior segurança a todos”, argumenta Romanelli.

 

Continua após a publicidade

TATUAGEM                                                                

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Ainda em primeiro turno de votação será apreciado o projeto de lei nº 20/2016, de autoria do deputado Nereu Moura (PMDB), que obriga a afixação de cartazes em estúdios de tatuagem informando a seus clientes o impedimento de doação de sangue por um ano a partir da data de aplicação da tatuagem. Os projetosde lei nº 259/2017, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que cria a campanha Coração Azul e Institui o Dia Estadual Contra o Tráfico de Pessoas; e nº 294/2017, da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, que concede o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, também serão votados em primeira discussão.

 

Continua após a publicidade

DATAS                                                                       

 

Continua após a publicidade

Os parlamentares votarão em segundo turno o projeto de lei nº 186/2017, da deputada Claudia Pereira (PSC), que insere no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná a Festa do Carneiro Recheado. Segunda a proposta, a festa será realizada anualmente no dia 27 de abril, no município de Altamira do Paraná. Ainda em segunda discussão, será votada a proposta de nº 198/2017, da deputada Cristina Silvestri (PPS), que institui o Dia Estadual do Imigrante Italiano, a ser comemorado anualmente no dia 21 de fevereiro. Por fim, o projeto de lei nº465/2016, do deputado Claudio Palozi (PSC), que institui a Semana Estadual do Campo Limpo, será apreciado em terceiro turno.