Alunos do Colégio Estadual do Campo Cerrado das Cinzas, em Arapoti, participaram da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica realizada em setembro na cidade de Curitiba. Mesmo sem ter sido contemplado com o projeto de Robótica promovido pelo governo estadual, o projeto “Clebinho, o robô do Cerrado” se destacou e a equipe de desenvolvimento teve seu trabalho reconhecido.
Para chegar ao ponto de participar da competição, o projeto contou com a iniciativa da professora Franciele Pastori, com a dedicação dos alunos e apoio da Coordenação de Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz.
O “Clebinho”, nome dado a equipe ao projeto, é um robô arduino que utiliza de linhas e cores para se locomover. O projeto começou através da professora Franciele que buscou conseguir os kits de robótica para que os alunos pudessem ter as aulas. Com o material em mãos, os alunos começaram a desenvolver o “Clebinho” em março deste ano em horários do contraturno escolar.
A professora Francielle falou um pouco sobre a implementação e a importância da robótica no desenvolvimento dos alunos. “O projeto começou através da percepção da importância de incluir os alunos do campo na robótica. É uma ferramenta que tem o potencial de fazer com que os alunos estudem cada vez mais se engajem na ciência, na computação e, na matemática. É um método diferente da parte teórica que atrai muito mais os alunos”, comentou.
Ela também destacou que a robótica promove aspectos positivos no comportamento dos alunos em sala de aula e seu interesse nas matérias. “Eu entrava na sala de aula e tinha que ‘obrigar’ os alunos a estudar. O que me motivou a ensinar a robótica foi isso, esse prazer de entrar na sala e em vez de eles lamentarem eles comemorarem que teriam a aula. Então acho que a robótica tem um potencial de transformar as aulas de passivas a ativas. Hoje eles participam mais como se estivessem brincando”, disse.
Já a aluna Camille Vitória, um dos membros da equipe, falou sobre seu interesse nas aulas de robótica. “Meu interesse começou através da professora Francielle. Ela começou a nos incentivar no final do ano e hoje estamos aqui para apresentar nosso projeto nesta competição”, comentou.
O evento de Formação da Secretaria de Estado da Educação e Esporte ainda contou com a apresentação de outras equipes de todo o Paraná. Entre os presentes no evento, estiveram os vencedores do Concurso de Robótica Agrinho, competição lançada através de uma parceria do governo estadual com o Sistema Faep/Senar.
A maioria dos projetos apresentados durante o evento teve como foco a sustentabilidade ambiental. Entre os principais trabalhos se destacaram os realizados nas linhas de plantações, controle de áreas, controle de animais e semeadura.