Ratinho Junior participa da maior feira leiteira da América Latina nos Campos Gerais

Evento segue até a próxima sexta feira reunindo inovação, tecnologia, capacitação e geração de negócios para o setor leiteiro

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação com ARede.
03/08/2026 às 09h37 Atualizada em 03/08/2026 às 10h53
Ratinho Junior participa da maior feira leiteira da América Latina nos Campos Gerais
Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet

Redação - Folha Extra

CASTRO - A Agroleite 2026 começou nesta nesta segunda-feira (3) em Castro, nos Campos Gerais do Paraná, reunindo produtores rurais, empresários, pesquisadores, estudantes e visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. Considerado um dos maiores eventos da cadeia leiteira da América Latina, a feira segue até a próxima sexta-feira (7) no Parque Tecnológico Agroleite, com uma programação voltada à inovação, tecnologia, capacitação e geração de negócios para o setor. O governador Ratinho Junior participa do evento durante visita ao Campos gerais. 

Continua após a publicidade

Promovido pela Cooperativa Castrolanda, o evento reúne cerca de 400 empresas expositoras, que apresentam máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e serviços voltados à pecuária leiteira. Além da exposição comercial, a programação contempla palestras técnicas, fóruns, painéis, demonstrações práticas e atividades voltadas à atualização profissional de produtores e técnicos do agronegócio.

A expectativa da organização é receber aproximadamente 170 mil visitantes durante os cinco dias de evento. Também participam da feira cerca de 600 animais, que integram exposições e competições tradicionais, como o Torneio Leiteiro e os julgamentos das raças Holandesa e Jersey. Outra atração é a Dinâmica de Máquinas, espaço destinado à demonstração de equipamentos e soluções para o campo.

Para a edição de 2026, a Castrolanda investiu cerca de R$ 11 milhões na ampliação e modernização do Parque Tecnológico Agroleite. Os recursos foram destinados à construção de novas casas para empresas parceiras, expansão da Arena Conexão, melhorias na infraestrutura, reforço dos serviços de apoio ao público e instalação de novos pontos de abastecimento de água.

Continua após a publicidade

Entre as novidades deste ano está a inauguração de novas estruturas permanentes, incluindo o HUB do Governo e Inovação, espaço desenvolvido pela Prefeitura de Castro para fortalecer a integração entre poder público, empresas, universidades e instituições ligadas ao agronegócio. O parque também passa a contar com novos parceiros e ambientes voltados à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira, às 9h30, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e demais autoridades. Durante a solenidade, foram apresentados anúncios relacionados ao fortalecimento do Parque Tecnológico Agroleite e a projetos de infraestrutura para a região.

Reconhecida como Capital Nacional do Leite, Castro recebe anualmente o evento, que tem expectativa de movimentar cerca de R$ 500 milhões em negócios ao longo da programação.

Continua após a publicidade