Governo do Paraná NORTE PIONEIRO
Ratinho Junior projeta construir nova ponte para ligar o Norte Pioneiro a São Paulo
Em visita a Bandeirantes, governador falou sobre a ligação entre Santa Mariana, no Paraná, e Florínea, interior paulista, que atualmente é feita por meio de balsa
27/07/2026 10h15
Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
Foto: Reprodução/Coopermota

Redação - Folha Extra

NORTE PIONEIRO - O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou a construção de uma ponte sobre o Rio Paranapanema para ligar o município de Santa Mariana, no Norte Pioneiro, a Florínea, no interior de São Paulo. O compromisso foi firmado nesta quinta-feira (23), durante a realização da Aveshow, em Bandeirantes.

A obra é discutida há pelo menos dois anos e busca criar uma nova ligação interestadual para facilitar o deslocamento de pessoas, serviços e mercadorias entre os dois estados. A estrutura projetada terá aproximadamente 600 metros de extensão e substituirá a necessidade da travessia por balsa utilizada atualmente na região.

Hoje, a ligação entre os estados ocorre por meio de uma balsa localizada na divisa entre Santa Mariana e o município paulista de Cândido Mota. De acordo com o projeto apresentado, a ponte será construída no mesmo local onde funciona a travessia fluvial do lado paranaense e seguirá até a Rodovia do Trigo (SP-266), já em território paulista.

Durante o anúncio, Ratinho Junior destacou que a nova ligação deve fortalecer a integração regional e ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico. Segundo o governador, a estrutura também contribuirá para a criação de um novo corredor voltado à produção agrícola, além de favorecer atividades ligadas ao turismo religioso e ao turismo de natureza.

O prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Guimarães, o Bolinha, afirmou que a ponte deverá facilitar a mobilidade entre os dois estados e ampliar o acesso a serviços e instituições de ensino. Segundo ele, muitos estudantes do interior paulista já se deslocam para cidades paranaenses e a demanda tende a aumentar com a implantação do curso de Medicina em Cornélio Procópio.

O prefeito de Florínea, Sergio Lopes, ressaltou o impacto econômico esperado para os municípios da região. Ele citou como exemplo a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, destacando que parte da produção agrícola de Santa Mariana é processada em indústrias localizadas no estado de São Paulo.

A proposta prevê a divisão de responsabilidades entre os envolvidos no projeto. O Governo do Paraná ficará responsável pela construção da ponte, enquanto o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realizará o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Já o Governo de São Paulo será encarregado da pavimentação da via de acesso no município de Florínea, garantindo a conexão da nova estrutura com a malha rodoviária paulista.