Publicidade

Paraná comemora melhor taxa frequência escolar do ensino médio do Brasil

Dados da PNAD Contínua mostram crescimento do percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO COM AEN
22/06/2026 às 09h51
Paraná comemora melhor taxa frequência escolar do ensino médio do Brasil
Foto: Gabriel Rosa/Arquivo AEN

DA REDAÇÃO/AEN - FOLHA EXTRA

O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.

Continua após a publicidade

No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.

“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.

Continua após a publicidade

ENSINO FUNDAMENTAL

O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas. 

Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.

Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.

Continua após a publicidade

PERMANÊNCIA ESCOLAR

A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.

Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.

INCENTIVOS DO ESTADO

O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.

Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.

Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.

Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado.  O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.

AMBIENTE ESCOLAR

Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.

As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.

“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Sandro Alex aparece com 33,4% das intenções de voto, seguido de Sergio Moro, com 32,6%. Foto: Divulgação
PESQUISA ELEITORAL Há 35 minutos

Sandro Alex ultrapassa Moro na disputa pelo governo do Paraná

Levantamento realizado em Ponta Grossa coloca os dois candidatos separados por apenas 0,8 ponto percentual, dentro da margem de erro de 4 pontos

Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
SAÚDE Há 1 hora

Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe

Além da vacinação, é recomendado usar roupas adequadas, manter boa alimentação e hidratação, priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos para auxiliar na manutenção da temperatura corporal, além de evitar bebidas alcoólicas, entre outras medidas

Foto: Copel
NORTE PIONEIRO Há 1 hora

Copel realiza ação para garantir estabilidade e evitar desligamentos de energia em cidade da região

Mutirão de poda preventiva de árvores aconteceu neste domingo (21) em Cornélio Procópio; ação busca reforçar a qualidade do fornecimento de energia elétrica no município

A história de vida da estudante Isadora Sá e de sua família transformou um evento institucional em uma demonstração emocionante do impacto que a educação pode ter na vida das pessoas. Fotos AEN
NOVA REALIDADE Há 3 dias

Ratinho Junior se emociona com história de intercambista durante evento do Ganhando o Mundo

Governador se sensibilizou com a trajetória de Isadora, jovem da rede estadual que realizou o sonho do intercâmbio internacional e inspirou centenas de estudantes durante evento em Maringá

Foto: Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba
EDUCAÇÃO Há 3 dias

Estado autoriza construção de escola em tempo integral com investimento de R$ 13 milhões nos Campos Gerais

O projeto prevê 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, química, biologia, física e matemática, auditório, quadra poliesportiva, cozinha, refeitório e demais ambientes administrativos. Escola será construída em Telêmaco Borba