Publicidade

Caixões são encontrados perto de estação de água em cidade que faz divisa com Sengés

Além dos caixões, outros itens funerários também foram encontrados descartados de forma irregular próxima à estação

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
28/01/2026 às 17h37
Caixões são encontrados perto de estação de água em cidade que faz divisa com Sengés
Área fica próxima à estação de tratamento de água da Sabesp, em Itararé (SP). Foto: Reprodução

Caixões e outros itens funerários foram encontrados descartados de forma irregular em uma área próxima à estação de tratamento de água, em uma cidade do interior paulista que faz divisa com Sengés, nos Campos Gerais do Paraná. Diante da situação, a prefeitura do município abriu uma sindicância para apurar possíveis responsabilidades. O caso aconteceu em Itararé.

Segundo a administração municipal, os materiais foram deixados em um ponto próximo à estação operada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em condições normais, os resíduos provenientes de exumações devem ser recolhidos e destinados corretamente por empresas terceirizadas, seguindo normas sanitárias e ambientais.

Continua após a publicidade

O caso veio à tona após moradores da região registrarem imagens do local. Nas fotos, é possível ver caixões deteriorados expostos ao ar livre, além de roupas possivelmente utilizadas no momento do sepultamento e restos de poda e corte de árvores misturados ao material descartado.

Em nota, a prefeitura afirmou que não compactua com o descarte irregular de itens funerários e determinou a abertura imediata de sindicância para investigar o ocorrido. O município informou ainda que, caso sejam confirmadas irregularidades, serão adotadas as medidas legais e administrativas cabíveis. O procedimento correto de descarte deve obedecer a regras sanitárias, ambientais e contratuais específicas.

Por meio das redes sociais, o Executivo municipal informou que a Secretaria de Serviços Municipais esteve no local na segunda-feira (26) e realizou a retirada dos materiais. A empresa terceirizada responsável pela coleta, remoção e destinação final dos caixões inutilizados foi acionada para dar o encaminhamento adequado, por meio de incineração.

Continua após a publicidade

Também em nota, a Sabesp esclareceu que o descarte irregular ocorreu fora do terreno da companhia e que a situação não causou qualquer impacto na operação dos sistemas de captação, tratamento e abastecimento de água do município.