DA REDAÇÃO/AEN - FOLHA EXTRA
CURIÚVA - O Paraná encerra o Mês da Consciência Negra com um avanço histórico na promoção da igualdade racial. Durante a abertura do II Encontro Estadual de Gestores de Políticas do Cuidado, nesta segunda-feira (24), o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou oficialmente o programa Municípios Antirracistas e anunciou o primeiro repasse do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundeppir).
Entre as 39 cidades contempladas, Curiúva ocupa posição de destaque por ser a única representante do Norte Pioneiro incluída na iniciativa. A inclusão do município reforça o papel da construção de políticas públicas voltadas ao combate ao racismo e à valorização da população negra e de comunidades tradicionais na região.
“O Paraná é um Estado que trabalha e cuida. Estamos mostrando isso na prática, cuidando de todos os paranaenses, independentemente da cor, raça ou etnia”, afirmou Ratinho Junior. Segundo ele, o enfrentamento ao racismo precisa estar na rotina das gestões municipais, em parceria com o Estado e instituições que atuam na área.
O Paraná se torna o primeiro estado brasileiro a realizar repasses fundo a fundo especificamente para políticas de igualdade racial. Nesta primeira etapa, estão sendo distribuídos R$ 2,4 milhões entre os municípios participantes, com valores que variam de R$ 50 mil a R$ 100 mil, conforme o número de habitantes negros de cada localidade. Curiúva passa a contar com esse apoio financeiro para colocar em prática projetos desenhados de acordo com suas demandas locais.
Criado e regulamentado por decreto neste ano, o Fundeppir tem a função de captar, repassar e aplicar recursos destinados ao desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial no Paraná. Os investimentos contemplam ações nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura, assistência social e outras frentes que fortaleçam o enfrentamento ao racismo.
A transferência fundo a fundo também reforça a descentralização e amplia a transparência na aplicação dos recursos, estimulando a atuação efetiva dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial.
A proposta do programa Municípios Antirracistas é oferecer orientações, ferramentas de acompanhamento, certificação e reconhecimento para cidades que adotarem práticas concretas e contínuas de promoção da equidade racial. O objetivo é criar uma rede estadual de cidades comprometidas com a redução de desigualdades históricas, promover o fortalecimento da coesão social e o incentivo a ambientes mais inclusivos.