DA REDAÇÃO/G1 - FOLHA EXTRA
CORNÉLIO PROCÓPIO - Duas crianças, de 9 e 12 anos, que estavam desaparecidas havia 10 dias, foram encontradas pela Polícia Civil em uma casa utilizada como ponto de tráfico de drogas em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. A mãe, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante.
Segundo o delegado Adriano Diogo, da Polícia Civil, a mulher havia perdido a guarda dos filhos em Congonhinhas - cidade a 46 quilômetros de Cornélio Procópio - por utilizá-los na compra e venda de drogas. Após a decisão judicial, os irmãos foram encaminhados a um abrigo na cidade onde foram localizados.
A situação mudou quando, após a saída das crianças da escola, a mãe apareceu de surpresa e as levou, fazendo com que fossem consideradas desaparecidas.
Com apoio do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE), os meninos foram encontrados em uma residência com estrutura precária, cheia de lixo, roupas espalhadas e colchões no chão. De acordo com o delegado, a mulher estava vivendo no local de favor. O imóvel era usado como “biqueira” de drogas e, possivelmente, para prostituição — porém, não há indícios de exploração sexual das crianças.
Os meninos foram novamente acolhidos, com apoio do Conselho Tutelar. A mãe foi presa pelo crime de subtração de incapazes. O pai das crianças, que mora em Santa Catarina, não tem envolvimento com o caso.