Publicidade

Governo investe em moradia própria para famílias vulneráveis e vai construir 400 casas na região

Por meio do programa Casa Fácil Paraná – Municípios, o Estado vai garantir casa própria para famílias de baixíssima renda em 30 cidades, entre Norte Pioneiro e Campos Gerais

Por: DAVI MARTINS Fonte: DA REDAÇÃO
12/11/2025 às 09h09
Governo investe em moradia própria para famílias vulneráveis e vai construir 400 casas na região
Anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Foto: Felipe Henschel/AEN

DA REDAÇÃO - FOLHA EXTRA

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta segunda-feira (10), em evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a liberação de R$ 533 milhões para a construção de moradias em 324 municípios paranaenses com até 25 mil habitantes. Os recursos integram a nova modalidade do programa Casa Fácil Paraná – Municípios, e vão atender prioritariamente famílias de baixíssima renda ou em situação de vulnerabilidade social de 30 municípios do Norte Pioneiro e Campos Gerais.

Continua após a publicidade

O programa foi lançado neste ano pelo Governo do Estado, com o objetivo de ampliar o acesso à casa própria e levar a produção habitacional para todo o território paranaense. Fruto de uma parceria entre o Governo e a Assembleia Legislativa do Paraná, o investimento será repassado diretamente às prefeituras por meio de convênios firmados com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com previsão de até 25 casas por município.

A iniciativa prevê a construção de casas conforme o porte populacional da cidade: municípios com até 10 mil habitantes, poderão ter dez casas construídas; de 10 a 15 mil habitantes, 15 casas; de 15 a 20 mil moradores, 20 unidades; e de 20 a 25 mil pessoas, 25 casas. As unidades vão atender prioritariamente famílias de baixíssima renda ou sem situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 3.036). Sendo assim, 30 cidades – entre a região do Norte Pioneiro e Campos Gerais -, foram contempladas pelo programa.

Para estas cidades, a previsão é de 400 casas pelo programa. Cambará e Siqueira Campos poderão receber até 25 casas cada uma. Já as cidades de Wenceslau Braz, Andirá, Carlópolis e Sengés (Campos Gerais), foram contempladas com 20 unidades cada. Gerson Nunes, prefeito de Sengés, celebrou a conquista, algo que para ele é fruto de um trabalho intenso para garantir mais qualidade de vida às famílias sengeanas.

Continua após a publicidade

“É uma grande conquista que mostra o resultado do nosso trabalho e do esforço constante em buscar novos projetos e investimentos”

“É uma grande conquista que mostra o resultado do nosso trabalho e do esforço constante em buscar novos projetos e investimentos”, celebrou o prefeito. “Agradeço ao governador Ratinho Júnior, ao presidente da Cohapar, Jorge Lange, aos deputados parceiros, ao vice-prefeito Motta e a todos os vereadores, secretários e colaboradores que fazem parte de cada avanço”, destacou.

Prefeito Gerson Nunes ao lado do presidente da ALEP, deputado Alexandre Curi (PSD). Foto: Divulgação

 

Já as cidades de Assaí, Curiúva, Ribeirão do Pinhal, Ribeirão Claro, Joaquim Távora e São Jerônimo da Serra, que possuem entre 10 e 15 mil habitantes, foram contempladas com a construção de 15 unidades cada.

Continua após a publicidade

Cidades como Tomazina, Congonhinhas, Quatiguá, São Sebastião da Amoreira, Figueira, Abatiá, Nova Fátima, Pinhalão, São José da Boa Vista, Itambaracá, Santana do Itararé, Jaboti, Salto do Itararé, Japira, Guapirama, Conselheiro Mairinck, Jundiaí do Sul e Barra do Jacaré, que possuem uma quantidade menor de habitantes, foram contempladas com 10 casas cada uma.

“Foi um dia muito importante para nós. Assinamos mais este convênio, garantimos mais 10 casas para as famílias vulneráveis da nossa cidade, e vamos seguir em busca de mais recursos ainda”

Em Pinhalão, o prefeito Luiz Eduardo de Castro Vanzeli celebrou a conquista, que se une a outras para garantir qualidade de vida aos moradores. “Foi um dia muito importante para nós. Assinamos mais este convênio, garantimos mais 10 casas para as famílias vulneráveis da nossa cidade, e vamos seguir em busca de mais recursos ainda”, destacou.

Prefeito Luiz Eduardo assinou o convênio para construção de 10 casas em Pinhalão. Foto: Divulgação

 

De acordo com Ratinho Junior, essa nova modalidade do Casa Fácil tem um olhar para as famílias mais vulneráveis, que receberão a moradia sem custos. “Ele é voltado para famílias muito humildes e as casas são entregues gratuitamente. O objetivo é atender famílias que vivem em situações de vulnerabilidade, como aquelas que moram em beiras de rio, áreas de risco, em condições insalubres ou em casas muito precárias”, explicou. “Isso mostra que o Casa Fácil é um programa universal para todas as cidades do Paraná, feito para transformar a vida das famílias e fortalecer o desenvolvimento em cada município”.