A Secretaria do Turismo do Paraná reiniciou nesta semana a série de encontros com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), instituições responsáveis por organizar e atender às demandas turísticas do Estado. A primeira reunião de 2024 contou com a presença de autoridades, gestores e representantes da IGR do Norte Pioneiro, região que abrange 23 municípios e é representada pela Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi).
O objetivo desses encontros é aproximar as ações estaduais das IGRs para promover e desenvolver o turismo no Paraná. Desde o ano passado, a Secretaria tem realizado reuniões com essas instâncias, tendo ouvido até agora representantes de 10 das 18 instituições.
O secretário de Turismo, Márcio Nunes, destacou a importância dessa aproximação para fortalecer o setor. "A meta é nos reunirmos com todas as IGRs porque são elas que estão nas cidades e podem nos mostrar o que temos lá, tanto de belezas e atrativos que podem e devem ser explorados pelo turismo, quanto de demandas que necessitam para alavancar esse processo”, afirmou.
O Norte Pioneiro, região do Paraná que abriga o Destino Turístico Angra Doce, foi o foco do primeiro encontro. Esta área resulta de uma parceria com o Estado de São Paulo e inclui municípios de ambos os lados do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, com 400 km² de extensão e mais de 9 bilhões de m³ de água dos rios Paranapanema e Itararé.
A região é ideal para a prática de esportes como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Além disso, possui cachoeiras, trilhas, praias artificiais e locais históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída em 1936.
Mara Mello, diretora-presidente da Atunorpi, ressaltou a importância do encontro para estreitar os laços com o governo estadual e promover o turismo regional. "A frase da nossa IGR é ‘Norte Pioneiro encante-se com essa terra’. Essa aproximação com a Secretaria do Turismo é muito importante para todos nós que buscamos promover o trade na nossa região, pois juntos somos mais fortes”, declarou.
Além do Angra Doce, a região turística da Atunorpi inclui parte da Rota do Rosário, um caminho turístico que atravessa 17 municípios e conta com 21 atrativos ligados à fé católica. A área também é conhecida por seu turismo rural e hotéis de luxo.
GovPr