Política Regional TREINAMENTO
Municípios do Norte Pioneiro recebem treinamento para uso do Portal Paraná Negócios
Jacarezinho e Cambará estão entre os sete municípios que realizaram a capacitação para atrair investimentos realizada em Curitiba
12/03/2024 16h19
Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira (12), sete municípios do estado do Paraná receberam treinamento para utilização do portal Paraná Negócios, uma plataforma voltada para a atração de investimentos por meio da conexão entre municípios e empresas interessadas em investir no setor público. O treinamento foi conduzido pela Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, na sede da Celepar, em Curitiba, com o apoio da Invest Paraná.

Os municípios capacitados nesta etapa foram Jacarezinho, Cambará, Arapongas, Pontal do Paraná, Assaí, Marialva e Londrina, totalizando 66 municípios que receberão licenças de acesso ao portal após o treinamento e a assinatura do termo de cooperação. Esta é parte de uma série de treinamentos, com uma nova rodada programada para março.

O portal Paraná Negócios permite que os municípios cadastrem informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para empresas, e o nível de qualificação da mão de obra local. Por outro lado, as empresas podem registrar suas necessidades para operar, como número de empregados e tamanho do imóvel necessário para instalação.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, destaca que a implantação da plataforma é uma das ações do projeto de transformação digital dos municípios, aproximando os setores público e privado. Segundo Rangel, essa ferramenta é especialmente importante para municípios menores, colocando-os no mapa dos investimentos.

O prefeito de Cambará, Neto Haggi, assinou o termo de cooperação nesta terça-feira, recebendo a primeira chave de acesso ao Paraná Negócios. Haggi enfatiza que esta é uma oportunidade de inclusão digital para o município, e que a ferramenta auxiliará a acelerar processos logísticos, especialmente em relação à busca por mão de obra.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destaca a importância dessa iniciativa para conectar empresários e mostrar as oportunidades dos municípios. Canziani acredita que essa parceria transformará o Paraná em um celeiro de oportunidades, principalmente na atração de empregos.