8°C 16°C
Jaguariaíva, PR
Publicidade

Jaguariaíva avança no processo de implantação da Guarda Municipal

Dezesseis aprovados no concurso público tomaram posse e já iniciaram o treinamento para atuar como guardas municipais

Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
04/03/2024 às 18h04
Jaguariaíva avança no processo de implantação da Guarda Municipal
Foto: Divulgação.

A prefeitura municipal de Jaguariaíva avançou no processo de implementação da Guarda Municipal, um sonho antigo dos moradores do município. Na última sexta-feira (02) foi realizada a cerimônia de posse dos aprovados no concurso público. A Folha conversou com Josias Zacharow Pedroso, secretário municipal de Segurança Pública que deu detalhes sobre o andamento do processo.

A cerimônia de posse dos aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Jaguariaíva foi realizada no Cine Opera, na cidade de Ponta Grossa e contou com a presença da prefeita Alcione Lemos. “Os candidatos que foram aprovados no concurso público e iniciaram a curso de formação. Assim, teremos agentes preparados e qualificados para cuidar da nossa população. Agradeço a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, pela parceria e orientação neste momento único na história de Jaguariaíva”, disse a prefeita.

De acordo com o secretário municipal Josias, a parceria citada pela prefeita é referente a formação dos novos profissionais que irão atuar em Jaguariaíva. “Os alunos iniciaram o curso que terá duração de 100 horas e previsão de conclusão para o dia 31 de maio. Esta formação está acontecendo na Escola de Formação da Guarda Municipal de Ponta Grossa que já tem 20 anos de experiência que será repassada aos profissionais que irão atuar em Jaguariaíva”, explicou.

As etapas para criação da Guarda municipal começaram com a criação da secretaria municipal de Segurança Pública através de projeto de Lei que foi aprovado. Em seguida foi realizado o concurso público que contou com mais de 300 inscritos sendo 16 aprovados. Em seguida, através da parceria com a prefeitura de Ponta Grossa, os alunos deram início no último dia primeiro ao curso de formação com previsão para conclusão no dia 31 de maio quando os agentes estarão habilitados para iniciar seus trabalhos.

Neste período, segundo o secretário Josias, a prefeitura irá realizar a aquisição dos demais materiais que irão ser utilizados pelos guardas. “Para adiantar o processo, enquanto os alunos realizam o curso de formação, a prefeitura irá realizar a aquisição dos uniformes e demais equipamentos que serão utilizados pelos agentes. Também será realizada aquisição dos veículos que serão utilizados pelos novos policiais”, comentou Josias.

O secretário também falou sobre como os agentes da Guarda Municipal irão atuar no município. “A princípio, os guardas não irão utilizar armas. O trabalho será realizado em parceria com a equipe de Guarda Patrimonial da prefeitura e o setor de Vigilância e Monitoramento no combate e prevenção a furtos e roubos proporcionando assim mais segurança a população. Também irão atuar na fiscalização de trânsito”, explicou. O secretário ainda informou que a Guarda Municipal irá utilizar as mesmas instalações da secretaria municipal de Segurança Pública e Guarda Patrimonial.

O secretário também falou sobre os benefícios para população jaguariaívense. “Jaguariaíva é uma cidade que é bem postada em setores como os da Saúde e Educação. Como em todo o país, há uma carência por parte da população no quesito segurança pública. Preocupada em melhorar a segurança dos moradores do município, a prefeita está implementando a Guarda Municipal, um sonho antigo da população, que irá trazer mais tranquilidade aos jaguariaivenses, além da prevenção e combate de crimes no município”, destacou.

No próximo dia 27 de março, a prefeitura pretende realizar um evento para apresentar oficialmente todo o procedimento e os futuros policiais serão apresentados a população jaguariaívense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.