O Brasil vive um momento delicado em relação a uma epidemia de Dengue. Nos últimos meses, o número de diagnósticos e mortes relacionados a doença tem aumentado consideravelmente em relação aos registros em anos passados. Com isso, como grande parte da população não colabora, as autoridades de Saúde têm se mobilizado para combater o mosquito Aedes Aegypti, principal vetor da doença.
No município de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, as equipes da prefeitura promoveram, nesta segunda-feira (19), a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti nos bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima e Primavera. Ainda segundo as informações divulgadas pela prefeitura, a ação foi realizada devido a Vigilância em Saúde registrar casos suspeitos da doença nesta região.
O combate a Dengue depende de ações que, apesar de básicas, ainda são ignoradas por grande parte da população. A principal forma de se evitar a proliferação da doença é combatendo o mosquito Aedes Aegypti que se reproduz em locais onde há água limpa e parada como, por exemplo, entulhos, lixos, pneus, baldes, garrafas, potes de flores e demais objetos que possam acumular água.
Mesmo com as ações realizadas pelo poder público, o combate efetivo a Dengue depende da ação de toda a comunidade, pois a doença é grave e pode levar a morte.