Cidades PREVISÃO
Inmet coloca municípios do Norte Pioneiro em alerta para tempestades
De acordo com o instituto, região pode ser atingida por ventos fortes e grande volume de água
23/01/2024 14h37
Por: Marcelo Aguiar Fonte: Redação
Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tempestades para região do Norte Pioneiro válido para esta terça-feira (23) e quarta-feira (24).

De acordo com as informações divulgadas pelo Inmet, o alerta amarelo apresenta um risco potencial de chuvas intensas. O aviso tem validade da 00h00 da terça-feira e segue até as 10h00 desta quarta-feira.

O alerta cobre parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, todo o estado do Paraná, exceto o litoral, incluindo a região do Norte Pioneiro, e região Sul de São Paulo.

Ainda conforme as informações divulgadas pelo Inmet, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30mm/hora ou 50mm dia. Também são esperados ventos fortes que podem variar de 40 a 60 km/hora. Há ainda risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e galhos, alagamentos e descargas elétricas (raios).

A equipe da Defesa Civil orienta a população em relação aos cuidados básicos no caso de tempestades. Sobre os ventos fortes, a orientação é para que as pessoas não se abriguem embaixo ou perto de árvores ou placas de propagandas. O mesmo vale para veículos que não devem ser deixados próximo a estes locais. Outra dica é para evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados a tomada durante as tempestades devido ao risco de descargas elétricas.

Em caso de problemas, a população deve entrar em contato com a equipe da Defesa Civil através do telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo número 193.