Uma família que reside no município de Jaguariaíva, resolveu realizar uma aventura sobre rodas, e bota aventura nisso. O casal Carlos Marcel e Camila Negreiros, junto com seus filhos Pedro Nanni e Catarina Nanni, partiram do município dos Campos Gerais com destino ao Alasca, nos Estados Unidos. É claro que a Folha não poderia deixar de acompanhar essa viagem intercontinental.
Carlos é produtor rural e natural do município de Jaguariaíva, enquanto Camila é dentista e natural de Arapoti. Os dois moram no município jaguariaívense há 11 anos onde a família aumentou com a chegada de Pedro, de 9 anos, e a caçula Catarina, de seis anos de idade.
Em entrevista para Folha, Carlos contou um pouco sobre a viagem. “Partimos de Jaguariaíva com destino a Prudhoe Bay, no Alasca. Estamos seguindo o caminho conhecido como Rota Pan-americana e tem cerca de 40 mil km. A nossa expectativa é concluir este trajeto em três meses de viagem e, depois, temos mais um mês para viagem de volta”, explicou.
O agricultou também contou que esta viagem é a realização de um sonho antigo. “Ir para o Alasca é um sonho antigo de muitos anos. Já cheguei a comprar uma moto no ano de 2006 para encarar o percurso, mas aí conheci minha esposa, namoramos, casamos e vieram nossos filhos. Com isso, a viagem foi sendo adiada e repensada, pois teríamos a companhia das crianças. Agora sentimos que chegou o momento, eles (os filhos) estão em uma idade boa. Estamos realizando um sonho e um compromisso que firmei com minha esposa quando nos casamos e as crianças adoram conhecer lugares novos. Acabou que deu tudo certo”, disse.
Carlos também falou um pouco sobre os preparativos para, enfim, colocar o pé na estrada. “Foram muitos anos lendo sobre os países, definindo pontos de parada e planejando tudo que seria necessário. Mesmo tendo as ideias bem definidas, em agosto do ano passado começamos a nos preparar de forma mais intensa, compramos os equipamentos necessários, trocamos de carro, definimos a rota, a logística e também a questão da escola das crianças e de nossos trabalhos”, pontuou.
Falando em escola, o pai também explicou como os filhos estão fazendo para estudar durante a viagem. “Estamos fazendo como foi feito na época da pandemia. As professoras nos passam um cronograma semanalmente do conteúdo e nós damos a aula. Agradeço a equipe do Colégio Positivo, pois isto só está sendo possível graças a eles”, contou.
Além de conhecer lugares de belezas únicas, Carlos também destacou outro ponto que, para ele, é um dos mais agradáveis da viagem. “O mais importante de tudo isso é o tempo que estamos passando junto e as recordações que estamos criando que irão ficar guardadas para sempre na memória da nossa família. Durante minhas viagens, eu percebi o quanto é importante conhecer novas culturas e costumes, e proporcionar isso para minha família é algo incrível”, destacou.
Como nem tudo são flores, Carlos falou sobre as dificuldades. “O mais difícil é se ausentar de casa e do trabalho por quatro meses. Tivermos que planejar bem como iriamos fazer isso, além da questão financeira. Aí tem também as surpresas como no caso da caminhonete que o plano era viajar com a que eu uso no dia a dia, mas após conversar com mecânicos, a orientação foi comprar uma nova, algo que não estava previsto. Também passamos por lugares onde a altitude é muito grande e tivemos dor de cabeça, enjoo e dor pelo corpo. Alguns lugares o trânsito também é bem diferente do que estamos acostumados”, explicou.
A viagem já dura 15 dias e a família já passou pela Argentina e Chile. Atualmente, os quatro estão viajando pelo Peru. “Desde que chegamos no Chile a paisagem tem sido bem desértica, algo que chamou atenção porque estamos acostumados com uma região bem verde. Estamos gostando muito, pois já vimos florestas, deserto, praias, dunas, algumas cidades lindas, outras mais bagunçadas. Cada dia é uma nova surpresa que ficará guardada em nossa memória”, contou Carlos.
Para quem quiser ficar ligado de tudo que acontece em cada quilômetro desta viagem basta seguir o perfil da família no Instagram @4evertrips.