Moradores do Distrito de Calógeras, em Arapoti, ficaram revoltados após não obterem uma resposta da prefeitura sobre o reforço da segurança na localidade. Conforme apurou a reportagem, um novo protesto foi realizado na manhã desta quinta-feira (13) para cobrar uma posição do prefeito Irani Barros sobre a segurança no Distrito.
Na última terça-feira (11), moradores do município realizaram um protesto em frente ao Colégio Estadual do Campo cobrando por mais segurança na escola e no Distrito. Na ocasião, moradores relataram a reportagem que o medo é grande não apenas pelos atentados que estão ocorrendo em escolas, mas pela falta de segurança no município. Em 2014, uma aluna de 13 anos foi morta a golpes de facão em frente à escola. No dia 31 de março deste ano, um aluno foi pego com um facão o qual usaria para cobrar uma dívida de outro estudante na escola.
Já em junho de 2021, um jovem de 23 anos foi atingido com um golpe de facão no pescoço. A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito.
Após o protesto, uma reunião foi marcada no gabinete do prefeito Irani Barros, ainda na terça-feira, que contou com a presença de agentes da Polícia Militar, Civil, vereadores, Conselho Tutelar, equipes da secretaria municipal de Educação e demais autoridades do município. Na ocasião, foram definidas algumas estratégias para aumentar a segurança nas escolas de todo o município.
Porém, conforme os manifestantes relataram a reportagem nesta quinta-feira, o novo protesto foi realizado porque, na terça-feira, foi prometido que o prefeito lhes daria uma resposta o que, segundo eles, não ocorreu. “Fizemos este protesto hoje para termos segurança na escola, mas até agora não tivemos nada. Não temos segurança nenhuma em Calógeras, está tudo largado. Então hoje fechamos ruas, pois só assim conseguimos uma resposta do prefeito”, disse a moradora Fabiana dos Santos.
Três viaturas da Polícia Militar estiveram no local acompanhando o protesto que ocorreu de maneira pacífica. Em contato com o prefeito, os manifestantes foram informados que nesta sexta-feira (14) será disponibilizado um ônibus que partirá do Distrito as 09h00 para que os moradores sejam recebidos por Irani Barros para debater o assunto.