Política Regional CHUVA E ALAGAMENTO
Governo Federal reconhece situação e emergência em Bandeirantes
Cidade foi tomada pelas águas durante temporais registrados no início do mês
27/03/2023 14h44
Por: Marcelo Aguiar Fonte: REDAÇÃO
Foto: Divulgação.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu na última quarta-feira (22) a situação de emergência para o município de Bandeirantes, no Norte Pioneiro. A cidade foi atingida por alagamentos causados por um temporal no início do mês de março.

De acordo com o MIDR, a situação de emergência ou estado de calamidade pública é reconhecido pela Defesa Civil Nacional e faz com que as cidades estejam aptas a solicitar recursos do Ministério para atendimento da população afetada. Atualmente, mais de 1,4 mil municípios brasileiros se encontram com o reconhecimento promovido pelo governo federal de situação de emergência relacionados a desastres naturais.

Os recursos liberados são utilizados para promover socorro, assistência e reestabelecimento de serviços essenciais a população dos municípios afetados. Também são liberadas verbas para obras de infraestrutura danificadas ou destruídas pelos desastres.

O município de Bandeirantes foi atingido por um temporal no domingo (05) onde a barragem do Rio Ribeirão das Antas acabou transbordando fazendo com que 33 bairros fossem inundados. Mais de 270 famílias foram afetadas.

No dia 10 deste mês, o governo do Paraná também decretou situação de emergência no município. O governo estadual também enviou ao município 100 colchões, 100 kits dormitório, 300 cestas básicas, água (500 caixas com 48 copos), 200 kits de limpeza, com vassoura, balde e água sanitária, além de 3,6 mil unidades de 500 ml de álcool em gel para ajudar as famílias.