Cidades TERCEIRA IDADE
CRAS de Salto do Itararé promove grupo de idosos “Anos Dourados”
Iniciativa já existe há nove anos e atualmente conta com mais de 100 participantes
19/09/2022 14h47
Por: Fonte: Redação
Foto: Divulgação.

O Projeto “Anos Dourados” teve início em 2013, com intuito de proporcionar uma vida mais saudável, melhorar a autoestima, partilha, dedicação, bem-estar, fortalecer os vínculos e estimular a socialização entre a terceira idade do município de Salto do Itararé.

O grupo já participou dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), nos anos de 2018 e 2019. No ano seguinte, 2020, houve o início da pandemia do COVID-19 e por isso as atividades foram paralisadas.

No ano de 2021, o grupo começou a retornar gradualmente, com todos os cuidados sanitários, com distanciamento e uso de máscaras. Agora, com o retorno completo, há mais de 100 idosos matriculados no projeto.

Os “Anos Dourados” se reúnem todas as terças e quintas-feiras, na praça municipal, para a prática de ginástica, caminhadas e rodas de conversas. Além disso, uma vez ao mês participam de palestras e a cada 15 dias é feito uma reunião com a psicóloga do CRAS.  

A secretaria Assistência Social, comenta a importância do grupo. “Há 9 anos atrás quando iniciamos esse projeto pensamos no bem-estar físico, mental, social, na promoção de saúde e prevenção de doenças para os idosos de nossa população. É muito gratificante ver que conseguimos atingir nossos objetivos, vendo nossos idosos felizes, ativos e sorridentes. Esse é e sempre será nosso combustível para que nossa equipe continue seguindo em frente”, comenta.