No município de Jaguariaíva a Educação vem sendo o foco principal da atual gestão. A prefeita Alcione Lemos, que trabalhou como secretaria da Educação de 2009 a 2020, ou seja, por 11 anos, acompanhou de perto todas as escolas da cidade. Em 2020, no entanto, foi eleita prefeita e continuou a defender essa bandeira em primeiro lugar.
Em entrevista para a Folha, Alcione conta que seu amor pela educação é algo genuíno e que sua pretensão é cada vez mais investir neste setor. “Acredito muito na educação, penso que nossas crianças merecem o melhor e isso é algo que sinto e tenho em mim por ter sido secretaria da Educação e ter observado os cenários e as necessidades tão de perto”, comenta.
Desde 2009, no início da gestão como secretaria da Educação, Alcione já começou a trabalhar para colocar os padrões educacionais do município em outro nível. Todos os alunos da rede municipal recebiam kits de uniformes e material escolar, porém após assumir o Poder Executivo realizou um investimento massivo nesse setor, visando atender de forma mais adequada e confortável os alunos.
Segundo a prefeitura, foram destinados mais de R$ 2 milhões para a aquisição de materiais. O investimento médio para uniformizar e garantir produtos de qualidade para cada aluno é de R$ 570. Ao todo 19 instituições municipais de ensino receberam o material, sendo nove urbanas, quatro rurais e seis cemei’s. Totalizando cerca de 3.700 alunos beneficiados.
Neste ano, as crianças receberão camisetas com e sem manga, bermudas, conjunto de calças, jaqueta, japona de inverno, capa de chuva, meias e novo modelo de tênis. As meninas terão calças legging e os meninos bonés. Outra novidade para todos é o suéter escolar, para uso na meia estação. Os materiais escolares oferecidos serão cadernos de capa dura, cola, canetinhas, lápis de cor, apontador, dicionários, mochila, estojo escolar e lancheira. Além disso, também serão oferecidos kits de higiene individual composto por dois álcool em gel, dois sabonetes, um porta máscara, um lenço umedecido, uma necessaire, uma garrafa squeeze e dois pares de máscara e kit de saúde bucal, contendo creme dental, fio dental, escova de dente, estojo e revista educativa.
“Acredito muito na educação, penso que nossas crianças merecem o melhor e isso é algo que sinto e tenho em mim por ter sido secretaria da Educação e ter observado os cenários e as necessidades tão de perto”
A prefeita Alcione ainda frisa que, o uniforme também é uma questão de segurança. Os alunos uniformizados evitam que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilitando a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua, além de contribuir para evitar a evasão escolar. “O uniforme é uma importante questão de segurança que não pode em hipótese nenhuma ser deixada de lado. Além disso, também é questão de autoestima e equidade, sendo algo importante no ambiente escolar. A coisa mais triste que víamos antigamente é aquela criança no frio tendo que ir para a escola com chinelinho de dedo. Hoje é maravilhoso Jaguariaíva. O inverno pode vir forte que veremos a criançada linda e bem agasalhada com os uniformes”, conta Alcione.
Lemos comenta ainda que, o plano de investimentos no setor educacional do município prevê aumentar cada vez mais. “Temos uma proposta de trabalho com um rigoroso planejamento. Levamos muito a sério a Educação, e com muito trabalho nossa equipe consegue efetivar e colocar em práticas esses projetos. Nosso trabalho tende cada vez mais a melhorar, aumentando a qualidade de ensino em todos os aspectos possíveis”, explica.
TABLETS
A prefeitura anunciou também a compra de tablets para uso escolar, sendo um complemento a tecnologia de ensino já disponível na rede, como mesinhas, carteiras e lousas digitais. “Tudo pensado com muito carinho, para que todas as nossas crianças, razão principal de nosso trabalho, tenham o melhor”, disse Alcione.
PISO SALARIAL DOS PROFESSORES
Conforme destacado pela prefeita Alcione, o município irá acompanhar o novo reajuste do piso nacional. “Nossos professores sempre ganharam acima do piso. Agora, com a nova proposta, eu e a equipe conversamos sobre e chegamos ao veredito que conseguiremos atender o novo piso de 73%. Assim como o FUNDEB que também iremos atender”, disse.