Cidades Santana
Santana do Itararé promove ação de Saúde HIPERDIA
Santana do Itararé promove ação de Saúde HIPERDIA
09/03/2022 15h53 Atualizada há 4 anos
Por:

Nesta quarta-feira (09), a prefeitura de Santana do Itararé através da secretaria municipal de Saúde anunciou um evento em prol do combate ao Diabetes e a Hipertensão, mais conhecido como HIPERDIA.

O objetivo principal da ação é cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial haja um controle para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Na ação, serão oferecidas consultas com médicos e enfermeiros, aferição de pressão arterial, pesagem, retirada de medidas, questionário alimentar, além de orientação alimentar.

Hipertensão e diabetes são duas das doenças crônicas que mais preocupam os profissionais da saúde em todo o mundo. Ambas são consideradas “assassinas silenciosas”, por não apresentarem maiores sintomas até o momento em que colocam em risco a vida do portador.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vive sob este risco devido à pressão alta. No caso do diabetes, são 14 milhões de pessoas que precisam conviver com as limitações impostas pela doença.

Os riscos à saúde aumentam ainda mais quando o paciente apresenta às duas doenças, é diabético e tem pressão alta. Como ambas se desenvolvem a partir de condições semelhantes, ligadas à falta de atividade física e à má alimentação, é cada vez mais comum encontrar casos assim.

Por esses motivos, a prefeitura municipal convida a toda população para participar do evento e entender os ricos dessas doenças e formas de evitá-las.

A ação acontecerá no Barracão de festa da Igreja Matriz, nos dias 10 e 11 de março, na quinta-feira das 08h30 às 18h30 e na sexta-feira das 08h30 às 13h00.