Após registrar um aumento no número de pacientes que não comparecem as consultas agendadas, o Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) informou que irá começar a bloquear por 30 dias aqueles que não comparecerem ou avisarem sobre a falta. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (17).
A partir de agora, os pacientes que faltarem as consultas serão bloqueados por 30 dias do sistema, mas o bloqueio funcionará apenas para a especialidade que levou a falta. Por exemplo, se o paciente faltar numa consulta ortopédica, conseguintemente, ele ficará bloqueado das consultas ortopédicas por 30 dias, mas as demais especialidades medicas continuarão normalmente e ainda podem ser agendadas.
Após cumprir os 30 dias de bloqueio, o sistema realizará um alerta com a data de liberação do paciente, sendo assim o município no qual ele reside poderá agendar novamente uma consulta para esta pessoa caso tenha vaga disponível.
Segundo o diretor da Cisnorpi, Antonioni Antenor Palhares, a decisão foi tomada em conjunto com as secretarias municipais com o intuito de diminuir as faltas nas consultas, pois começaram a prejudicar tanto os pacientes quanto o sistema da Cisnorpi. Para se ter ideia, somente no ano de 2021 foram mais de 18 mil faltas entre consultas, exames e procedimentos.
“O Cisnorpi atende 22 municípios, a demanda cada vez aumenta mais. Nos últimos anos, tentamos de outras maneiras reduzir o número de faltantes, porém sem resultados efetivos. Essa falta vem resultando uma negatividade entre os prestadores credenciados que liberam suas agendas particulares ou até mesmo outros serviços para realizar atendimento no Cisnorpi. Além disso, muitos pacientes estão aguardando por uma vaga e não conseguem um atendimento, essas faltas prejudicam o andamento dos serviços, principalmente o andamento das demandas reprimidas dos municípios”, disse.
O diretor Antonioni comenta ainda que essa medida vai beneficiar tanto a população quanto o sistema do Cisnorpi. “Com essa medida, as filas de consultas se tornaram mais rápidas e eficazes, o que vai beneficiar tanto a população quanto o sistema”, comentou.
Aos que não puderem comparecer nas consultas, pode-se cancelar o procedimento até 1 dia (24 horas) antes do atendimento. Para fazer isso, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e solicitar o cancelamento e, após isso, o paciente retornará para a fila de espera. O diretor Antonioni ressalta que, cada município poderá usar ferramentas diferentes para colocar o paciente na fila. “Desta forma, quem tem um procedimento agendado e estiver impossibilitado de comparecer a consulta deve avisar previamente para a remarcação das datas, evitando assim a suspensão aos serviços médicos e demais transtornos, tanto para outros pacientes, quanto para os profissionais”, complementou Antonioni.