
O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná ), responsável pela Cadeia Pública de Wenceslau Braz desde janeiro de 2021, com o Gestor Policial Penal, Daniel Hartmann, realizou na semana passada um encontro para apresentar as autoridades da região um balanço sobre as ações realizadas na carceragem brazense.
Na ocasião, foi apresentado as autoridades presentes todo o trabalho desenvolvido durante o ano de 2021 desde a transição da cadeira para os cuidados da DEPEN/PR. Além de uma série de agradecimentos para todos os colaboradores dos projetos realizados.
No ano de 2021, a CPWEBR realizou uma serie de melhorias para a instituição. Dentre elas, atendimento médico aos detentos, principalmente durante o surto da Covid-19, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que liberou a Dra. Francieli para realizar os atendimentos, Aquisição de materiais necessários para a unidade, com o apoio do Conselho da Comunidade de Wenceslau Braz, através da autorização da Dra. Moema Santana Silva (Juíza da comarca de Wenceslau Braz), que prontamente atendeu aos pedidos, Instalação do sistema de CFTV com câmeras de alta tecnologia siando aumentar a segurança de todo local, sendo esses uma doação realizada pelo Conselho da Comunidade de Siqueira Campos, através do Dr. Gustavo Daniel Marchini.
Além dessas ações, foi realizado no mês de novembro um encontro voltado para comemoração Novembro Azul, onde foram realizadas ações relacionadas ao mês de prevenção à saúde do homem. A comemoração contou com uma palestra especial do Dr. Neto sobre Câncer de próstata, cuidados com a saúde, avaliações e sintomas da doença. Foram realizados também exames de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, em todos os custodiados recolhidos na CPWEBR.
[caption id="attachment_271502" align="aligncenter" width="1600"]
Foto: Divulgação.[/caption]
Para o ano de 2022, a equipe já planeja novas ações. Como parceria com empresas privadas para utilização de mão de obra através dos custodiados, parceria com a Prefeitura Municipal, através também da mão de obra dos presos para trabalhos de conservação e limpeza de prédios públicos do município. Além de projetos de remição de pena através de cursos profissionalizantes e estudo. ““Este ano foi muito difícil, mas Graças a Deus conseguimos bons resultados e atingimos vários objetivos. Temos vários projetos para 2022 principalmente para no tocante de um trabalho mais humanizado com os custodiados e contribuir na ressocialização dessas pessoas que em algum momento de suas vidas cometeram algum erro”, comenta o Gestor da Cadeia Pública de Wenceslau Braz, Daniel Hartmann.
Para os dias 02 e 03 de dezembro, está agendado atendimento jurídico gratuito a todos os detentos, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR e o DEPPEN/PR, através dos assessores da Juíza da comarca de Wenceslau Braz, Dra. Moema Santana Silva e do Dr. Fernando Henrique Silveira Botoni, Juiz substituto da comarca de Wenceslau Braz.
Com a gestão da carceragem repassada do Depen, a cadeia de Wenceslau Braz passou também a receber detentos de outras carceragens, como no caso dos presos que ficavam na delegacia da Siqueira Campos. Além disso, a mudança “desafogou” as obrigações dos policiais civis que cuidam da delegacia, fazendo com que estes tenham mais tempo disponível para realizar investigações e suas atividades de campo.