
Evento também foi usado para apresentação do Programa Paraná Produtivo para região do Norte Pioneiro
Jacarezinho foi o local de lançamento do programa Paraná Produtivo, do governo do Estado, realizado na manhã da última quinta-feira (29). A iniciativa tem por objetivo garantir ações de desenvolvimento regional integrado através do diagnóstico e levantamento de potenciais e carências da região.
Realizado no Sesc Jacarezinho, o evento contou com a presença do secretário de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, do presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo, do presidente do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, do deputado estadual Paulo do Carmo, representando a Assembleia Legislativa do Paraná, além de prefeitos, autoridades e representantes de entidades de classe de toda a região.
De acordo com o secretário Valdemar Bernardo Jorge, o lançamento do programa é um marco para a história do Norte Pioneiro. “Marquem esse dia, 29 de abril de 2021. Estamos começando uma nova história para a Amunorpi. Vamos atuar em três eixos: investir em pessoas, investir em infraestrutura e no fortalecimento das cadeias produtivas locais. Tenho certeza que com essas ações estruturantes e com união vamos começar uma nova realidade regional a partir de agora”, disse.
De acordo com o prefeito Marcelo Palhares, a inclusão da região no programa mostra o comprometimento do governo do Estado com o Norte Pioneiro. “O governador Ratinho Júnior tem honrado o compromisso com o Norte Pioneiro, destinando recursos e projetos. E este é um projeto especial, que vai fomentar o progresso de toda a região e vai melhorar a vida das próximas gerações com essa semente que lançamos hoje”, avalia.
A ideia do projeto é integrar políticas públicas municipais e estaduais, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas e pelos setores empresariais e acadêmicos.
Os investimentos do governo estadual também serão direcionados de forma integrada, otimizando ações e recursos para o desenvolvimento de projetos estruturantes para as regiões.
VACINA DO NORTE PIONEIRO
Em entrevista concedida à Folha, o presidente do Cisnorpi Marcelo Palhares aproveitou para destacar as ações do Cisnorpi e falou sobre a aquisição de vacinas pelos municípios. Durante o evento, Palhares destacou o superavit que o Consórcio teve nas apresentações dos números do ano passado, com saúde financeira por contar com a colaboração dos municípios parceiros.
Na questão da aquisição das vacinas, conta que a nova carta de intenção está pronta, sendo o próximo passo, o fechamento do contrato que viabilizará a chegada do imunizante da AztraZeneca aos municípios em 25 dias. “Como a demanda será a mesma, com valores iguais à vacina Sputinik V, que lamentavelmente não foram aprovadas pela ANVISA, os municípios consorciados mantêm a parceria, contando agora com Pinhalão para somar nos pedidos das vacinas” comenta o presidente da Cisnorpi.