Publicidade

Ministério Público recomenda que agentes da segurança sejam vacinados em Wenceslau Braz

Ministério Público recomenda que agentes da segurança sejam vacinados em Wenceslau Braz

Por:
08/04/2021 às 16h18 Atualizada em 08/04/2021 às 19h18
Ministério Público recomenda que agentes da segurança sejam vacinados em Wenceslau Braz

Documento foi encaminhado ao prefeito Atahyde Ferreira dos Santos solicitando que profissionais sejam imunizados com a próxima remessa da vacina que chegar ao município

A crise da Covid-19 no município de Wenceslau Braz atingiu de maneira drástica os profissionais da área da Segurança Pública. Com isso, o Ministério Público da comarca do município encaminhou ao prefeito Atahyde Ferreira dos Santos, o Taidinho, pedindo que policiais militares, da Polícia Civil e agentes do Depen que cuidam da cadeia pública do município sejam imunizados com as próximas remessas de vacinas que cheguem à cidade.

No documento, é citado, por exemplo, que o efetivo da Polícia Militar da 2ª Companhia de Wenceslau Braz já vem atuando com número reduzido de policiais, os quais alguns já haviam sido diagnosticados com a doença no ano de 2020. Já na semana passada, entre o fim de março e início de abril, ao menos sete policiais testaram positivo para doença tendo de ser afastados.

O ofício ainda indica que estes agentes tem contato direto com a população em geral e carcerária, além de atuarem em situação de risco, fazendo com que profissionais que atuam no Depen, na Polícia Civil e Militar tenham sido infectados. Segundo o documento, esta situação pode fazer com que a comarca fique sem efetivo para garantir a segurança da população. Vale lembrar que a 2ª Companhia também atende os municípios de Siqueira Campos, Salto do Itararé, Santana do Itararé e São José da Boa Vista. Além disso, a carceragem do município comporta atualmente mais de 130 presos.

“Estamos com policiais em baixa devido a suspeita ou confirmação da doença. Um dos agentes, inclusive, teve de ser transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio da Platina para receber atendimento médico e tratamento para Covid”

Desta forma, considerando-se a Segurança Pública um serviço essencial para população, o MP aponta que a cidade já vacinou grande parte da população idosa e o próximo grupo será de idosos com idade entre 60 e 64 anos. Em seguida, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, o publico alvo seria a população de rua que, segundo o documento, quase inexiste na cidade. Assim, o pedido é para que após a vacinação do último público de idosos, as vacinas sejam aplicadas nos profissionais da área de Segurança.

A Folha conversou com o tenente Lucio da Silva Dziuba que falou sobre a situação que enfrenta a Polícia Militar no município. “Estamos com policiais em baixa devido a suspeita ou confirmação da doença. Um dos agentes, inclusive, teve de ser transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio da Platina para receber atendimento médico e tratamento para Covid”, comentou o policial.

"Temos que realizar abordagens e não tem como escolher quem você vai abordar ou não, então temos esse compromisso que na atual situação nos coloca em risco”

O tenente ainda ressaltou a importância de imunizar o efetivo da corporação para garantir o atendimento a população. “O policial militar trabalha em diferentes frentes, como fiscalização de trânsito, policiamento preventivo, atendimento de ocorrências e flagrantes entre outras situação. Durante a pandemia, também estamos prestando apoio as equipes de Saúde, o que faz com que o policial esteja exposto ao risco. Temos que realizar abordagens e não tem como escolher quem você vai abordar ou não, então temos esse compromisso que na atual situação nos coloca em risco”, desabafou Lúcio.

O tenente fez um alerta, visto que cerca de 10% dos agentes da PM estão afastados no momento. “Já trabalhamos com um efetivo reduzido, pois faz alguns anos que estamos sem concurso. Agora se continuar crescendo o número de casos ativos entre os policiais como aconteceu nos últimos dias, o fato é que vamos ficar com um efetivo ainda mais reduzido. Para evitar isso, é muito importante que estes profissionais sejam vacinados”, pontuou.

Lúcio ainda explicou que a PM vem adotando medidas para preservar os agentes. “Estamos em alerta, diante de qualquer suspeita ou sintoma o agente é afastado e realiza o exame para evitar que a doença se espalhe na corporação. Para manter o atendimento a população, tivemos que suspender férias de alguns policiais que voltaram para dar suporte neste momento, é uma situação que ameniza, mas não resolve. O ideal é vacinar”, finalizou o tenente.

"Sou totalmente favorável à imunização dos agentes da Segurança Pública e já estamos buscando meios para que todos os policiais tanto da Polícia Militar quanto da Civil sejam vacinados"

Em contato com o prefeito Taidinho, este explicou que também vê prioridade na vacinação das forças de Segurança. “Eles cuidam de nós e nós temos que cuidar deles. Sou totalmente favorável à imunização dos agentes da Segurança Pública e já estamos buscando meios para que todos os policiais tanto da Polícia Militar quanto da Civil sejam vacinados, mas não é uma decisão que depende só da prefeitura, pois temos que seguir o protocolo de vacinação do governo. Já estamos estudando uma maneira de incluir estes profissionais para que sejam vacinados o quanto antes e possam continuar garantindo a segurança de nossa população”, disse o prefeito.

Foto: Reprodução/RSN
ALERTA MÁXIMO Há 19 horas

Paraná entra em alerta máximo para temporais; Defesa Civil mobiliza equipes em todo o Estado

Previsão indica chuvas intensas, granizo e ventos que podem superar 100 km/h em áreas sob alerta vermelho entre quarta (4) e quinta-feira (5); Governo prepara estrutura para atender possíveis emergências

Momento da prisão da suspeita em Wenceslau Braz - Foto Divulgação Redes Sociais
LATROCÍNIO Há 1 dia

Vendedores de Carlópolis são mortos após negociação de caminhonete em São José da Boa Vista

Vítimas seriam proprietário e gerente de uma loja de veículos; duas mulheres foram presas em Wenceslau Braz e polícia investiga suspeita de latrocínio

Com aproximadamente 4,4 mil habitantes, Marquinho enfrentou uma das situações mais graves provocadas pelas chuvas registradas no Paraná. Foto Reprodução de vídeo da internet
DESTRUIÇÃO Há 3 dias

Temporal atinge cidade de 4 mil habitantes, destrói casas e deixa 70% da população afetada

Chuva de granizo e ventos fortes provocaram estragos em escolas, unidades de saúde e prédios públicos; praticamente toda a cidade ficou sem energia elétrica

Após a repercussão, Salete divulgou uma nota pública de retratação na terça-feira (27). Foto: Reprodução/G1 Paraná
DECLARAÇÃO POLÊMICA Há 7 dias

Vereadora diz que não quer mais nordestinos em cidade do Paraná após reeleição de Lula

Salete Kronbauer (PP) fez declarações contra nordestinos e baianos após o resultado das eleições presidenciais; Ministério Público solicitou abertura de inquérito e parlamentar pediu desculpas

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet
ESTADO EM ALERTA Há 1 semana

Chuvas fortes voltam a ameaçar o Paraná; cidades da região podem registrar mais de 30 mm

Alerta amarelo do Inmet abrange os 399 municípios paranaenses entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30); Andirá e Jacarezinho estão entre as cidades com maiores acumulados previstos