Publicidade

Dois municípios da região tem apenas um candidato a prefeito

Dois municípios da região tem apenas um candidato a prefeito

Por: Da Redação
05/10/2020 às 17h10 Atualizada em 05/10/2020 às 20h10
Dois municípios da região tem apenas um candidato a prefeito

Em todo o Paraná 14 municípios também registraram apenas um candidato a vaga na prefeitura

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

As eleições de 2020 prometem ser atípicas em 14 municípios do estado do Paraná. Isso porque, nestas cidades apenas uma chapa se candidatou para disputada da vaga da prefeitura, isso é, há somente um candidato a prefeito e vice. Duas destas situações estão acontecendo em Tomazina e Santana do Itararé, no Norte Pioneiro.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Em Tomazina,

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

após cumprir seu primeiro mandato o atual prefeito e candidato a reeleição, Flávio Zanrosso, irá concorrer ao pleito de 15 de novembro sem concorrentes. Perguntado sobre a experiência de disputar uma eleição sem concorrentes diretos, Zanrosso comentou a situação. “A candidatura única

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

reflete o momento que a Cidade passa e é consequência de um mandato que foi de encontro com os anseios da população Tomazinense. É fruto de muito trabalho”, pontuou.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A situação é atípica, mas já aconteceu em outras eleições em Tomazina como no pleito em que o candidato a prefeito Antônio Zé do Nascimento também disputou a chefia da prefeitura sem concorrentes.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Já no município de Santana do Itararé a situação não é diferente. Sem o registro de outros candidatos, o ex-prefeito José de Jesus Isac, o Zé Isac, é o único candidato a disputa pela vaga frente ao Poder Executivo do município.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Paraná

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Além de Tomazina e Santana do Itararé, outros 12 municípios paranaenses também tem chapa única para disputa da prefeitura. Essa situação foi registrada em Cafezal do Sul, Francisco Alves, Indianópolis, Juranda, Moreira Sales e Santa Cruz de Monte Castelo, na região Noroeste; em Catanduvas, Corbélia e São José das Palmeiras na região Oeste, e em Pranchita e Salgado Filho na região Sudoeste.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Com exceção das cidades de Corbélia, Catanduvas e Moreira Sales, os demais municípios com apenas um candidato a prefeito tem menos de 10 mil habitantes.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

[caption id="attachment_258407" align="aligncenter" width="748"] FOLHA ARTE - FOLHA DE LONDRINA[/caption]

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Brasil

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Em todo o país, há 117 cidades nesta situação, segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2016, 97 cidades tiveram candidaturas únicas. Em 2012, 106, de acordo com o TSE. “Os eleitores reclamam que a eleição ficou sem graça. Eu não reclamo. Prefiro mil vezes assim que uma disputa acirrada”, disse Gusmão.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ao menos 70 desses municípios têm menos de 5 mil habitantes. Vários motivos explicam o fenômeno. Em Itinga, a candidatura de Gusmão reuniu cinco partidos. Além de acordos políticos locais, candidatos que reclamam de falta de recursos para montar candidaturas de oposição também ajudam a explicar a falta de concorrência.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

LEI

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

De acordo com os regimentos da lei eleitoral, mesmo que apenas um candidato dispute a vaga para prefeitura é necessário que seja realizado o processo de votação. Nesse cenário, para que o candidato seja eleito ele necessita de apenas um voto e, caso isso não ocorra, a lei rege que um novo pleito seja marcado. Apesar disso, esta é uma situação pouco provável.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Via: Recação com Bem Paraná e Folha de Londrina.